sexta-feira, 29 de julho de 2011

Festival de Jardins e Gil Eannes




Ingredientes para 4 pessoas:
Roupa e calçado confortável
Chapéu ou boné
Protetor solar
80 euros no bolso (gasóleo e portagens não incluídas)
Cerca de 6 horas
Máquina fotográfica

A primeira paragem foi para almoço, já em Ponte de Lima. O Picadeiro, pela qualidade e quantidade, é o nosso restaurante de eleição, há vários anos. Não é propriamente barato, mas não é uma exorbitância e come-se realmente muito bem, com vista para um picadeiro coberto onde, com sorte, se podem ver os cavalos.
Seguimos, depois, para o 7º Festival Internacional de Jardins, certame que seguimos com atenção desde que dele tivemos conhecimento. Este ano o tema foi “A Floresta no Jardim”. Apreciamos cada jardim exposto, tiramos muitas fotografias e ainda estivemos algum tempo à sombra, a usufruir daquele sossego. Um local a visitar, sem dúvida alguma.
Depois fomos até Viana do Castelo, onde lanchamos. Retemperadas as forças, fomos visitar o Gil Eannes, Navio Hospital construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Foi uma visita muito interessante mesmo, onde é possível ver (e em alguns até entrar) vários compartimentos como os quartos, a cozinha, a padaria, a barbearia e toda a parte ligada à saúde, como a sala de operações, o laboratório e muitos outros.
No final, um simulador de navegação coloca-nos ao leme do Gil Eannes por breves momentos e faz-nos sentir como seria difícil comandar um barco com aquela envergadura.
Com uns bolinhos chamados manjericos e umas frigideiras na bagagem, regressamos a casa, depois de um dia muito bem passado!

Sem comentários:

Enviar um comentário