segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Até qualquer dia

A 344 dias do final do ano.

Soube hoje que a minha tia Maria morreu. Já morreu há 12 dias mas, para mim, morreu hoje, porque só soube hoje. A minha tia vivia num lar, já há muitos anos e tinha muitas enteadas e filhos destas e netos destas. O lar tinha o contacto de uma delas e foi essa pessoa que avisou. Essa pessoa não me avisou a mim e isso agora também não interessa nada. Não posso deixar de pensar o quão pouco cuido dos idosos da família, sobretudo destes, que vivem sós.
A minha tia Maria tinha um feitio muito especial. Não tinha papas na língua, não era de beijinhos e abraços, era muito pragmática, pão-pão-queijo-queijo. Resumindo, tinha uma personalidade forte que, por isso mesmo, gerava ou admiração ou antipatias. Tinha muita graça quando contava os episódios da sua vida, a maneira como reagia às coisas. Contava que ia ao médico só para saber o que tinha, porque ela depois é que decidia que medicamentos tomar! E numa ocasião que a incentivaram a ir à piscina do lar? A muito custo, lá foi, mas quando viu que a piscina era usada também por homens, não voltou mais! "Que porcaria", dizia ela. "Estar ali na mesma água que os homens, que porcaria".
Visitei-a no Verão passado, já não me conheceu, ia muita confusão naquela cabeça. Agora vai muita confusão na minha. Descansa em paz. Dá beijos meus a todos, muito especialmente à tia Rosa e ao tio Lando, pode ser? Ainda estou em condições de te pedir alguma coisa?

1 comentário:

  1. sei que estás triste...eu também estou mas a tia Maria está certamente bem...é mais uma estrela a olhar pela afilhada...e pelas nossas filhas também...claro que podes pedir isto e muito mais a ela...descanse em paz tia Maria

    ResponderEliminar