terça-feira, 11 de junho de 2013

Antes e depois

Há 14 anos atrás, a minha vida mudou radicalmente. Foi mais ou menos por esta altura que soube da tua partida. Ficou tudo sem sentido, foi um golpe, um "roubo" como alguém, numa ocasião, disse e muito bem. Foi mesmo um roubo. Duro. Há 14 anos atrás, logo depois do almoço, saí, rumo ao Porto, para comprar o vestido de batizado para a Leonor. Não encontrei nada que gostasse e acabei por comprar um, que já tinha debaixo de olho, em Oliveira de Azeméis. Passámos por onde tudo aconteceu, vimos um carro que julgávamos ser igual ao teu (mas nunca o teu) e as pessoas, ainda por ali. Viemos para casa e jantámos. Uma visita inesperada dos meus pais e o choro do Abel apertou o meu coração. E não foram precisas grandes palavras, só ficou a dor, uma dor imensa, dilacerante, desproporcional às minhas forças. Não percebi. Não percebi mesmo nada. Fui para a casa onde moravas, na esperança de que alguém me dissesse que tudo não passava de um mal entendido. Mas a luz (era diferente, a luz da fachada, estava triste, sem brilho), a presença de tanta gente a entrar e a sair anunciou que não havia nenhum mal entendido. Ou, melhor, concentravam-se ali, naquele lugar, naquele momento, todos os mal entendidos do mundo. Há uma vida até ali e uma vida depois. Para ti e para nós, que sentimos a tua falta. Acredito que, hoje, tu és um ser de Luz, diferente também do que eras, até àquele dia. E nós - os três que aqui ficámos, sabes bem a quem me refiro - somos um corpo mutilado que aprendeu a viver assim, mutilado. Bem sabes que não te esqueço, converso tanto contigo (não perdi o vício, as conversas continuam intermináveis)! Ouço as tuas risadas, tão genuinas, tão frequentes! Já consigo falar de ti sem chorar, estou uma mulherzinha! (Sim, ouço agora as tuas risadas). Beijo grande, amigo.

2 comentários:

  1. São sempre tão dolorosas as perdas...e então as saudades daquela pessoa que foi tão especial com quem passamos os melhores momentos das nossas vidas deixam um vazio tão grande que parece que por momentos nada tem valor á nossa volta.
    Mas a vida continua, tem mesmo que continuar... o amor que sentimos continua lá e as lembranças que surgem no dia a dia sobre essa pessoa tão querida têm um significado...ela está ali ao teu lado naquele preciso momento, mais do que em qualquer outro!...Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
  2. quem foi especial será sempre especial...AMIGO estarás sempre presente...saudade

    ResponderEliminar