quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Abuso de poder

Às vezes ponho-me a pensar no que levará as pessoas a abusarem do seu poder para humilharem as outras. O que as faz falar "do alto da burra" para com os outros que, hierarquicamente, estão numa posição mais abaixo. O que sentirão por dentro? Alegria? Satisfação? Poder? Porque julgarão ter o direito de tratar os outros de maneira agressiva? O que lhes confere o direito de indispor as pessoas? Qual a medida do seu sofrimento? Sim, porque pessoas que agem assim, só podem estar gravemente doentes, feridas, magoadas. Ninguém de bom senso agride outra só porque sim.
Há uns bons anos atrás tive que trabalhar com uma pessoa sistematicamente mal encarada. Já toda a gente se tinha habituado àquelas trombas, mas eu não conseguia, porque não encontrava, em mim, justificação para merecer tal tratamento. No Natal escrevi-lhe um postal a dizer que um dos meus pedidos era que ele sorrisse mais e fizesse as pazes com a vida. Mandou-me chamar. E sorriu perante a ousadia. Gostava de continuar a ser essa jovem, cheia de vontade de mudar o mundo. Mas, sinceramente, já não tenho pachorra. Ou força. Ou ambas as coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário