quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Crónica número 3

Obriguei-me, no início deste ano, a escrever uma crónica por dia. Mas como convivo muito pouco, é difícil ter assunto. E como boa portuguesa que sou, quando não tenho mais nada para dizer, falo sobre o tempo. Mas não sou a única e ainda bem. Os telejornais fazem o mesmo, o que me deixou mais contente. À falta de outro assunto (parece que o Sr. Carlos Silvino resolveu vir quebrar o gelo), as notícias são sobre o tempo. Esta é a introdução de um texto que já escrevi ontem, por isso a coisa não vai ficar assim muito bem. Como é um remendo (porque o texto estava muito pequeno e eu também me obriguei a escrever umas linhas consideráveis) vai ficar a parecer isso mesmo, um remendo.
Ora o Inverno, em Portugal, é frio. É Janeiro. Janeiro, para além de ser o primeiro mês do ano, situa-se no Inverno. Logo, parece-me normal que esteja frio. Mas deve ser só a mim, porque os noticiários fazem disso grande alarido. Anteontem, uma notícia dava conta que estariam 5 graus negativos na Guarda, à hora em que os padeiros entram ao serviço, o que deve querer dizer de madrugada. Ontem ao almoço, os jornalistas anunciavam que as temperaturas iam descer ainda mais. Avisava-se para que as pessoas tivessem cuidado com os aquecedores e com as lareiras. Eu, que me preparava para me meter na lareira, assim sendo, vou ter mais cuidado. Vou chamuscar só os pés, já que tiveram a gentileza de me avisar que as lareiras podem representar um perigo. E em relação aos aquecedores, também estava a pensar cobri-los com a roupa que ainda não acabou de secar mas, dado o aviso, vou deixá-la a secar no estendal. A isto chamo serviço público. Se não são estas almas a prevenir, a gente ainda morre e ninguém sabe como! Este ano ainda não ouvi mas, no ano passado, os pivôs dos telejornais recomendavam: se tiver que sair de casa leve um agasalho, cachecol, gorro e luvas, para ajudar a combater do frio. Ufa! Se não é esta malta a avisar, andávamos nós para de t-shirt e era um problema, porque ainda nos podíamos constipar.

Sem comentários:

Enviar um comentário